O que fazer em relação à secura vaginal?
Qualquer mulher, independentemente da idade, pode sofrer de secura vaginal.
A secura vaginal pode irritar as membranas mucosas ou a entrada da vagina e a zona genital externa, resultando numa sensação de ardor, prurido ou dor. Neste artigo, iremos analisar as causas da secura vaginal e considerar formas de acalmar ou prevenir este desconforto.
O que causa secura vaginal?
A secura vaginal é o resultado de alterações no revestimento da vagina. As alterações hormonais, como uma diminuição do estrogénio, que ocorrem durante a menopausa, gravidez ou imediatamente após a menstruação, podem causar secura vaginal. A secura vaginal também pode ser um efeito secundário de certos medicamentos ou tratamentos médicos. Uma terceira causa pode dever-se a erros cometidos na higiene íntima. Limpar a sua zona íntima com sabão, gel de banho ou champô pode desequilibrar a sua flora vaginal, criando uma sensação de secura ou irritação. Por isso, é sempre importante utilizar produtos de cuidado específicos - como as loções de limpeza Lactacyd® - que respeitem o ambiente ácido da sua zona íntima. Consulte também as nossas dicas para uma boa higiene pessoal.
Secura vaginal durante a menopausa
Embora a secura vaginal possa ocorrer em qualquer fase da vida, é um problema que ocorre particularmente durante a menopausa. A Associação Belga para a Menopausa entrevistou mais de 1300 mulheres entre os 45 e os 65 anos, assim como cerca de 60 médicos de clínica geral, e descobriu que 42% das mulheres sofrem de secura vaginal. Esta secura é causada pela produção reduzida de estrogénio, juntamente com alterações na acidez vaginal, que, em conjunto, conduzem a um aumento do risco de infeções.
Os produtos de cuidados íntimos com propriedades hidratantes são desenvolvidos especialmente para a zona íntima e podem proporcionar alívio - como é o caso de Lactacyd® Ultra-Hidratante, que se encontra disponível nas farmácias. Em casos de secura vaginal severa, deve consultar o seu médico de clínica geral.
Dor durante a relação sexual
A secura vaginal pode causar não só ardor e irritação durante as atividades do dia-a-dia, como pode também limitar a sua liberdade em momentos mais íntimos. Sentir dor durante as relações sexuais, derivada de secura vaginal, é um desconforto que afeta mulheres de todas as idades, mas é mais comum durante a menopausa, conforme explicado acima. Na fase de excitamento sexual, a vagina torna-se mais húmida, mas se a mulher não estiver suficientemente excitada ou se sofrer de secura vaginal, o contacto sexual pode tornar-se doloroso.
Se este é o seu caso, procure a ajuda de um profissional de saúde. Pode também consultar o artigo sobre sexualidade e higiene pessoal para descobrir como poderá proteger a sua zona íntima durante o sexo.
Produtos recomendados