Skip to main content

Saúde íntima 50+

A menopausa é o período de transição durante o qual a atividade dos ovários diminui gradualmente e a mulher deixa de ser fértil. Durante esta fase da sua vida, também terá necessidades específicas no que respeita à saúde íntima.

vaginal-dryness-woman
phases_menopause

Fases da menopausa

A menopausa é visto como um processo de três fases:

  1. A perimenopausa refere-se aos 8-10 anos anteriores à menopausa, quando os seus ovários começam a produzir cada vez menos estrogénio.
  2. A menopausa refere-se à altura em que os seus períodos menstruais pararam há pelo menos um ano
  3. A pós-menopausa é a fase da vida depois de não se ter tido uma menstruação durante 12 meses ou mais.

Sintomas da menopausa

À medida que o seu corpo entra na menopausa, diminui gradualmente a produção estrogénio, uma hormona feminina. A diminuição do estrogénio não acontece a um ritmo constante ao longo do tempo. Pelo contrário, tem altos e baixos. Estas flutuações hormonais podem levar a desconforto causado por afrontamentos, suores noturnos, oscilações de humor e depressão. Este período de transição dura geralmente cerca de 5 anos, após os quais os desconfortos desaparecem. Quando o tempo entre os seus períodos começa a aumentar, isso é geralmente uma indicação clara de que o seu corpo está a entrar nesta fase de transição. A menstruação torna-se cada vez menos regular e acaba por parar completamente.

Symptoms_menopause
Vaginal_Dryness_menopause

Quando começa a transição?

Porque cada mulher é única, é impossível dizer exatamente quando esperar o início da menopausa. Para a maioria das mulheres, a menstruação torna-se menos frequente no final dos 40 ou no início dos 50 anos. Noutras mulheres, a menopausa não ocorre antes dos 60 anos. Não é assim tão incomum a menopausa começar antes dos 40 anos, mas é raro o suficiente para ser considerado prematuro. Se suspeita que pode estar a ter sinais de menopausa precoce, consulte o seu médico, independentemente da sua idade.

Lidar com a secura vaginal

Um problema muito comum durante a menopausa é a secura vaginal. Estudos científicos demonstraram que 55% das mulheres na menopausa irão sentir secura vaginal em algum momento, como resultado de um decréscimo nos níveis de estrogénio. O estrogénio é o que mantém o revestimento da vagina denso e saudável. Por isso, quando os níveis de estrogénio começam a diminuir, a parede vaginal torna-se mais fina, mais seca e mais vulnerável. A vagina também fica mais facilmente irritada com a atividade sexual, sendo que um lubrificante pode ser uma solução.

Tips_IH50_vaginal dryness
menopause_gynecologist

Outros problemas possíveis

Outros desconfortos possíveis relacionados com a menopausa podem incluir problemas de incontinência, diminuição da libido e osteoporose (uma diminuição da densidade óssea). É importante que fale com o seu médico sobre quaisquer problemas ou questões relacionadas com a menopausa. Se sofre de desconforto, dor ou stresse emocional durante a menopausa, o seu médico poderá ajudar a elaborar um plano e, se necessário, prescrever medicação ou outro tratamento.

Cuidados íntimos durante a menopausa

A queda acentuada dos níveis de estrogénio que o seu corpo sofre durante a menopausa torna a parede vaginal mais fina, podendo causar secura vaginal. Também aumenta o pH na sua zona íntima. Isto pode reduzir a proteção natural e acídica da vagina, tornando-a mais vulnerável à irritação e ao prurido. Lactacyd® Ultra-Hidratante é uma loção de limpeza que contém ingredientes hidratantes para manter e reforçar o equilíbrio de hidratação natural da sua zona íntima. Se sofre de irritações frequentes, também pode usar a loção de limpeza delicada Lactacyd® Pharma Suavizante para suavizar e reduzir pequenos desconfortos.

Dicas_Cuidados_Diários_Foto_1
Suggested Products