Dicas para uma boa saúde íntima
Uma boa higiene pessoal íntima é importante para se sentir despreocupada e evitar qualquer problema vaginal. Em baixo, encontra algumas dicas para os seus cuidados íntimos diários para se certificar de que tem uma saúde feminina ótima.
Ter bons hábitos de higiene pessoal regulares com Lactacyd® pode ajudar a que se sinta fresca e confiante, mesmo durante a menstruação. Uma vez que os produtos Lactacyd® contêm ácido láctico natural - que está naturalmente presente na zona íntima - estes produtos suportam a flora íntima e ajudam a manter a zona íntima em equilíbrio.
Usar os produtos adequados
Uma vez que a sua zona íntima é sensível, é importante optar por produtos com ingredientes adaptados às necessidades do corpo feminino. Use sempre produtos desenvolvidos especificamente para a higiene íntima, tais como as loções de limpeza Lactacyd®. Devido ao facto de o pH da sua zona íntima ser mais ácido do que o resto da sua pele, o sabonete, o gel de banho e o champô tradicional podem perturbar o ambiente ácido da sua zona íntima.
Use as suas mãos
Tenha cuidado se usar uma toalha ou esponja durante a lavagem. Devido à sua textura esponjosa, as toalhas e esponjas podem conter bactérias e fungos. Se as utilizar, substitua-as regularmente e lave-as a uma temperatura elevada. É melhor limpar a sua zona íntima, simplesmente lavando suavemente com as mãos.
Limpeza com moderação
O corpo está constantemente a manter-se equilibrado e pode reagir até às mais pequenas alterações. A exposição excessiva a produtos com sabão - incluindo espuma de banho - pode conduzir a infecções, secura da zona íntima e desconforto. Os duches vaginais ou qualquer outra forma de limpeza interna não são recomendados. Basta limpar simplesmente a parte externa da sua zona íntima, porque o interior consegue manter-se limpo sozinho.
Troque os tampões e pensos regularmente durante a menstruação
O sangue tem um pH alcalino que pode afetar a acidez natural da vagina. Isto significa que, durante a menstruação, o equilíbrio da sua zona íntima está mais suscetível de ser perturbado. Substitua regularmente o seu tampão ou penso higiénico e opte por uma proteção com o nível mais baixo de absorção, mas que seja suficiente para conter o seu fluxo menstrual. Usar proteção super absorvente pode causar descamação e secura. Para mais informação, consulte também o artigo sobre higiene íntima durante a menstruação.
Dê ao seu corpo espaço para respirar
Usar roupa apertada ou tecidos que não permitem respirar - como o poliéster - pode criar um ambiente quente e húmido e causar fricção e irritação em torno da vulva. Para evitar irritações ou infeções, use roupa solta e respirável feita de materiais naturais como o algodão. Bordos de renda, fio-dental sintético e collants também podem causar fricção e irritação.
Visite o seu ginecologista regularmente
A partir dos 18 anos, é necessário consultar regularmente o ginecologista para verificar infeções, anomalias e cancro do colo do útero. Estes exames são normalmente muito rápidos e praticamente indolores.
Vá à casa de banho depois de ter relações sexuais
Urinar antes e depois de ter relações sexuais ajuda a prevenir infeções do trato urinário. Estas podem ocorrer quando os germes da vagina são empurrados para a uretra durante o contacto sexual. Lave sempre as mãos antes e depois de ter relações sexuais para evitar a propagação de bactérias. Pode encontrar mais dicas sobre como manter uma boa saúde íntima durante as relações sexuais no artigo sobre sexualidade e a importância de uma boa higiene pessoal.
Produtos recomendados